Muito antes de me tornar vegetariana, sempre fui contra a imposição do Mc Donald's. Para mim, a empresa sempre foi sinônimo de Unanimidade Burra. Como aquilo, porque todo mundo come e porque é chique comer aquilo. A frase "Eu muito tudo isso" sempre me cheirou lavagem cerebral da grossa.
Não posso dizer que nunca comi. Já comi, para experimentar quando só havia Mc em Sampa, comi uma outra vez quando na 25 de março não conhecia nenhum lugar legal para comer e já comi muita batata fritas deles por estar pronta. Mas nunca comi com a intenção de ajudar alguém, muito menos eles.
Não nego que quando meu filho tinha uns 3 anos era totalmente influenciável pelos brinquedinhos do lanche. Mas nunca incentivei a isso. Já no lançamento do Big Tasty, (maravilhoso na propaganda e horrível na realidade) mostrei para ele que nem sempre a melhor propaganda tem o melhor produto. Muitas vezes quanto melhor a propaganda, pior o produto.
E assim, consegui convencê-lo em procurar lanchonetes menores, com alto padrão de qualidade e com tudo feito na hora. Temos várias assim em Londrina e esta tarefa foi fácil. De bônus, estou criando um cidadão mais consciente e menos preocupado com marcas famosas. Para ele, cada dia importa mais a qualidade.
Bom, deixei de ser vegetariana (assunto para outro post), mas não deixei de me preocupar com tudo que envolve consumo insustentável, tais como Mc Donalds e semelhantes.
A renda do Mc Lanche feliz é revertida 100% para os Hospitais do Câncer da cidade DESCONTADOS OS IMPOSTOS (até onde eu sei) .Se eu estiver errada, me corrija, por favor. Sabemos que nossa carga tributária não é assim baixa, então dos R$15,00 (to chutando, não sei o preço) que vc paga, pelo menos 3,00 (se for apenas 20% de imposto) não chegarão ao Instituto do Câncer da sua cidade.
O problema (ou a solução para o Mc Donalds) é que todo mundo quer ajudar,mas não quer se comprometer. O pensamento é:" vou lá, levo a criançada para comer e de quebra ajudo alguém."
E é assim com todos os grandes problemas do mundo. Ou vc acha que acaba com a criança abandonada apenas doando dinheiro para o Criança Esperança??
Cara, tá afim de ajudar mesmo, mas não tem tempo? Procure diretamente o Instituto do Câncer da sua cidade! Nem precisa ir lá, a maioria tem um site com o número de telefone. O Instituto do Câncer de Londrina, tem uma página linda e ainda um espaço para doações. Vc pode doar pelo carnê ou pela fatura da conta de luz. E o valor integral do lanche viu? Todo mês se vc quiser, pelo tempo que quiser...
Agora se além da grana, vc tem tempo (ou só tempo) seja voluntário. Vá lá, converse, leia histórias ou apenas dê a mão para alguém segurar durante a quimioterapia. Conheça as histórias e cresça como ser-humano.
Para terminar, leiam este texto da Barbara Gancia sobre McDia Feliz de 2010
Tem mais aqui
Bom final de semana!
