Dicas

1. Onde estou?
Defina seu atual momento: estou assim, peso tanto, tenho tal altura. Minhas medidas são essas. Meu IMC é esse. É o primeiro passo.

2. Onde quero chegar?
O que quero para mim? Qual meu peso ideal? O que quero de diferente no meu corpo?

3. Como vou?
Qual vai ser meu método? O que vou mudar para melhorar? Conheço bem o método? Poderei segui-lo para sempre?

4. Determine submetas
Esqueça o montante. Não pense em 30 , 40 quilos para emagrecer, mas pense de 5 em 5 ou no máximo de 10 em 10. Só se preocupe com a próxima meta quando alcançar uma.

5. Crie momentos de avaliação
Marque datas de avaliação do percurso. Por exemplo, todos os meses no dia 26 eu avalio meus resultados.Isso ajuda vc manter o percurso

6. Comemore TODAS as conquistas
Mesmo que vc não emagreça,vc tem motivos para comemorar. Sempre aprendemos alguma coisa quando o resultado é positivo ou negativo na balança. Seja Pollyanna e tire proveito!

7. Na hora certa
Não importa se seja 6 ou 3 refeições por dia. Faça somente 6 ou 3 refeições por dia! Nada de beliscar mesmo que seja uma fruta! Marque horários para comer e se der uma vontade fora de hora, guarde o alimento para p´roxima refeição. Isso é importante. Temos que ter hora para tudo, inclusive comer!

8. Respeite seus limites
Seu estomago em repouso é do tamanho de um punho fechado. Não cabe uma melancia inteira, mesmo ela sendo pouca calórica. O limite é seu estomago não o número de calorias. Se vc está satisfeito, não insista. Esta colherada a mais é que engorda. Busque a saciedade sempre.

9. Café da Manhã é Obrigação...
...não opção! Se vc toma um café da manhã com calma, com todos os nutrientes, sentirá satisfeito mais facilmente nas próximas refeições. Quem não tem fome de manhã é por que abusou a noite e sempre abusa a noite porque não toma café da manhã. Se vc não quebrar este ciclo vicioso suas chances de emagrecer diminuem. Tem que ser café da manhã de novela? Não! Um pão francês com um pouquinho de margarina, duas fatias de queijo branco, um xicara de café com leite e meio mamão papaia tá ótimo!


10. Diga sim aos fast foods...
... da quitanda e do sacolão! Não existe fast food mais rápido que uma maçã! Lavou tá pronto.


11. Comida de verdade sempre!
Evite ao máximo produtos industrializados. Custam muito mais que frutas, verduras e legumes e não tem o mesmo valor nutritivo. Prefira uma fruta no lugar da barrinha. É menos calórico, tem frutose (açúcar da fruta) e fibras. Vc só tem a ganhar


12. Marmita sempre!
Em nenhum restaurante vc terá tanta certeza dos nutrientes de um prato como em casa. Marmita não é feio, é sinal de que vc se preocupa com seu corpo e seu bolso. Hoje existem vasilhames para várias necessidades. Uma fruta picadinha, um queijinho ou peito de peru, macarrão cozido, salada de tomate e alface picados, dão uma salada maravilhosa para almoço. Use sua criatividade e coma muito melhor.


13. À vontade
A única coisa que é a vontade quando se quer emagrecer, é água. Nem legumes podem ser à vontade. Se vc respeita os limites do seu corpo, o "à vontade" não existe.


14. Líquidos na refeição
Dizem que não engordam, mas também não ajudam a emagrecer. O líquido distende seu estomago e disfarça os seus sinais de saciedade. Ainda mais se for refrigerante. Se habitue a não tomar liquidos durante a refeição e se sinta melhor


15. E por falar em água...
Abuse mesmo da água. Não é água saborizada que estamos falando, é de água mesmo! "Torneral" ou mineral não importa, tome no mínimo dois litros de água por dia. Junte a sua marmita uma garrafinha ou squeeze. Muitas vezes pensamos que temos fome, mas é sede. Quando sentir o estomago "roncar" e não estiver na hora de comer, tome água e espere.


16. Água que passarinho não bebe.
Se vc deixa de comer no churras do final de semana, mas toma umas 5 latinhas de cerveja, lamento lhe informar, mas vc consumiu mais que a metade que poderia consumir no dia, no quesito calorias.
Não existe bebida alcoolica pouco calórica. Se é uma vida nova e saudável que vc quer, reveja sua relação com a bebida também. Se na balada não consegue ficar com a mão vazia, compre água mineral com gás ou um refri zero. Aprenda a separar diversão de comida e de bebida.


17.Não, muito obrigado (a)
Fale muito esta frase e sem medo de magoar. Não coma para agradar. Você não é mais criança para querer agradar a todo mundo. Quem vai de consolar e agradar quando a calça 52 não fechar mais??


18. Posso levar para casa?
Se a pessoal insistir muito para você comer e vc tiver uma certa intimidade, tem uma saída: diga que vc quer provar o quitute com o estomago vazio para sentir mais o sabor e pergunte se vc poderia levar um pedacinho para mais tarde. A maioria das "tias" ficam orgulhosas e cedem. Mas não se esqueça de entrar em contato com a pessoa, dizer que comeu e que estava maravilhoso!


19. Segredo hein?
Não conte nem para o marido que vc quer emagrecer. A maioria dos obesos vem de várias tentativas frustradas de emagrecer e o que nos deixa sem nenhuma credibilidade. Sabe o ditado, "bom cabrito não berra?" É por aí... Espere as pessoas notarem e abra um sorriso de felicidade agradecendo o elogio.


20. Abaixo o Apartheid na mesa!
Nada de comida separada da família! E também nada de querer colocar todo mundo de dieta só porque vc quer emagrecer. A responsabilidade do emagrecimento é sua. Quem leva comida a boa é vc. Não precisa fazer torta de chocolate todo dia, mas de vez em quando não mata né? Diminuir o óleo, as frituras, fazer mais legumes e saladas e valorizar a fruta de sobremesa só vai contribuir para a saude da sua família


21. Odeio os finais de semana
Porquê??Porque todo mundo se diverte e vc só consegue pensar na próxima jacada? Para o seu organismo não existe final de semana. Todo dia ele precisa da mesma quantidade de nutrientes seja domingo ou segunda. Abusar nos finais de semana judia do seu corpo.Aprenda a se divertir em família e com a quantidade de comida suficiente para a sua saciedade.


22. Comemore, não COMA e MORE
Desde que o mundo é mundo, o ser humano usa a comida para comemorar, agradar e receber. Mas não é por isso que vc precisa comer. Separar sentimentos e celebrações da comida é um passo difícil, mas importante no caminho da magreza. Comida tem que ser apenas comida. Se apareceu um programa de última hora e vc já se alimentou o suficiente até aquele momento, vá. Vá, converse, ria, celebre, mas não precisa comer. Não coma sem fome, não coma para agradar porque quando vc estiver rolando de obeso ninguém vai te agradar. Eu tomo no máximo um refrigerante zero que muitas vezes compro a caminho do evento. Refrigerante diet ninguém compra, mas se tem um todo mundo toma.


23. Prato Feito
Não entendeu? Clique aqui. Mas use o botão direito do mouse para abrir em outra janela


24.Olho maior que o estomago?
Eu tenho. Vivo me servindo a mais do que cabe no meu estomago. Mas nem por isso como tudo. Quando vc era criança tinha que "raspar o prato", "comer tudo para crescer forte" e ainda "ganhar sobremesa". Já pensou em quantas crianças que não tem o que comer? Concordo que a fome é um grande problema no Brasil, que a comida custa caro. Mas vc não é mais criança e sua mãe e sua tia não olhar torto porque vc comeu tudo. Não se culpe por deixar algumas garfadas no prato. Agradeça todo o alimento que vc acabou de comer e procure com o tempo diminuir as porções. Culpa engorda


25. Sindrome da Lata Lixo
Isso acontece muito com as esposas e mães. Sobrinhas das refeições são uma "coisa" para guardar. Aí vc não sabe o que faz: é muito para jogar fora, é pouco para guardar na geladeira. Então vc coloca onde? Na sua boca!!! Imagine quantas calorias vc consome depois da refeição se vc tem este hábito? São colheres sujas, aquele bifinho, aquela batata frita, o docinho que o filho não comeu, o bolinho de arroz que voou da travessa...


26. Me dá um pedacinho??
Vc é "lombriguento"? Não pode ver ninguém comer nada que pede um pedacinho? Nestes tempos de Gripe A, compartilhar alimentos pode ser perigoso além de engordar. Lembre-se: vc tem hora para comer então respeite seu corpo


27. Espelho, espelho meu
Isso é pra ontem: tenha um espelho de corpo inteiro dentro de casa! Chega de se olhar naquele espelhinho do banheiro. Saiba exatamente o seu tamanho. Se olhe em diferentes ângulos, com roupa, sem roupa. Se apresente novamente a vc mesmo, porque deve fazer tanto tempo que vcs não se veêm que já esqueceu como era


28. Eu uso número...
Não importa se é 62, 52 ou 42. Se vc usa este número é só este que vc tem que ter no seu guarda-roupa. Venda, doa, jogue fora tudo que for maior ou menor que seu número atual. Só deixe mesmo uma calça e uma camisa (os maiores de todos) para se lembrar onde vc já foi com seus antigos "hábitos". Algumas peças são marcos na nossa vida então as guarde em outro lugar (um baú), mas tire da sua vista. Não é porque vc está usando 52 neste momento que nunca mais usará um 42, mas isso não significa ficar namorando o 42 né? Pense que tem muitos números a serem alcançados antes dele. Não compre roupa pequena para um dia servir. Isso é masoquismo! Compre do seu tamanho, ou não compre!


29. Eu tenho a Força!!
Então a "tal força" para emagrecer rsrs: eu nem sei direito da onde vem rsrs, mas eu acho que eu encaro o emagrecimento de outra forma, não como um emagrecimento em si, mas um treinamento para ser magra. Me convenci de que para ser magra não posso mais comer como antes, não posso mais descontar na comida os meus sentimentos. Separei a maioria dos meus sentimentos da comida. Fico atenta e quando erro, logo depois tento recuperar o eixo. Não espero o próximo dia não, Já é na próxima refeição mesmo


30. Magro come de tudo e não engorda!
É verdade. Magro come de tudo mesmo de trufa de chocolate a brócolis. De macarronada na casa da avó a laranja na sobremesa. Para emagrecer e ficar magro a gente tem que comer DE TUDO e não TUDO que a gente vê pela frente. O magro come de tudo, mas prioriza mesmo sem saber os alimentos saudáveis e naturais. E respeita seu corpo. Pode notar.


31. Bem na foto
Se vc tem dúvidas do seu tamanho, do seu look, do seu cabelo ou da sua maquiagem, tire uma foto. É a melhor coisa para se vc ver como os outros te veem. Nossos olhos tendeciam a melhorar as coisas frente ao espelho (senão a gente não engordava tanto srsr). As fotos também são boas para vc ver sua evolução. Ajuda muito!!!


32. Gengibre Já!
Sempre gostei de gengibre, mas confesso que fica picando e ralando é meio chato. Daí a Érica Paschoal me ensinou: gengibre em pó. Compre gengibre em pó e misture no sal. Além de diminuir a quantidade de sódio que vc consome, aumenta seu metabolismo e de quebra deixa a comida mais gostosa. Ninguém aqui em casa sentiu a diferença.


33. Banana Turbinada
Eu amo banana assada no microondas com canela.Mas na onda do gengibre testei uma versão "turbinada": asse uma banana descascada por um minuto no microondas. Coloque por cima uma colher de chá de gengibre e uma de canela (se quiser, coloque menos para se acostumar com o sabor). Amasse misturando tudo. Dá energia, aumenta o metabolismo e é uma delícia.


34. Mais banana!
Adoro doce de banana com queijo. A.D.O.R.O.! Então faço sem açúcar. Corto a banana bem coloco na panela com meio copo de água e vou mexendo. Coloque especiarias se gostar. Eu gosto de por depois.


35. Coração de Abóbora
Dá para sentir que vc não precisa viver sem doce para emagrecer né? a abóbora é uma leguminosa de baixa caloria, rica em fibras. Se vc come pouco legumes nas refeições principais e ama um docinho no final do almoço, vc pode fazer um doce de abóbora com adoçante culinário e muitas especiarias como cravo e canela. Fica uma delícia e é super nutritivo.


36. Dias ou refeições de fúria!
Sabe aqueles dias ou aquelas refeições que tem tudo para dar errado? Já começa errado, a companhia chega atrasada, ou a comida queima, vc se angustia, se irrita, fica ansioso... É melhor não comer!! Se qualquer sentimento aparecer na hora da fome, além da fome propriamente dita, desista da refeição. Espere alguns minutos, se acalme e depois coma.


37. Morangos!
Segundo a calculadora da Revista Shape, UM morango tem 4 calorias apenas. É uma fruta muito versátil e saborosa. Tá sobrando morango? Depois de limpar e picar coloque em uma panela. Com um amassador de feijão, macere até soltar o suco. Deixe ferver em fogo baixo mexendo de vez em quando. Acrescente adoçante culinário a gosto. É uma geleinha muito boa que fica deliciosa com iogurte natural, ou com torrada.... Hummmm!


38. Seja ativo
Ser ativo é se mexer o tempo todo, não necessariamente em uma academia e de tênis. Estacione o carro longe, desça dois pontos antes, esqueça o elevador. Atenda o telefone em pé, assista Tv sentado. São pequenos atos e passos, que se somam no final do dia aumentando seu gasto calórico.


39. A beira de um ataque de nervos...
... não ataque a geladeira!

Coloque todo este sentimento, este stress, esta frustração na atividade física. Corra, ande, pule, jogue. O obeso tem a tendência de comer sentimentos e cansaço. É hora de mudar sua resposta as adversidades. O bicho tá pegando? Se joga em uma atividade física e se alimente da Serotonina liberada. Te garanto no mínimo uma paz maior...