quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tarsila do Amaral


Não sei desde quando eu conheço e amo o trabalho da Tarsila. Se eu tivesse tido uma menina, este nome era o primeiro nome da minha lista (apesar de ter que convencer muito o marido disso).

Gosto das cores, das formas, da vida de Tarsila. Gosto do tempo que ela viveu. 

Imagine vc viver em Paris do início do século XX, Participar da toda efervescência do periódo, da Semana da Arte Moderna, do Antropofagismo! Ser a musa inspiradora e co-criadora do Antropofagismo!Não desfazendo de quem ganha a vida com capas de revista e pseudo-celebridades, mas isto para mim seria fazer algo realmente importante na minha vida.

Tive oportunidade por duas vezes ir a Campos do Jordão, no Palácio Boa Vista e ver de pertinho alguns quadros dela: Os operários, Auto-retrato e Religiosidade Brasileira entre outros. O Boa Vista infelizmente abriga a parte menos valorizada (mas não menos bonita) da obra de Tarsila que foi a fase que ela viveu em Paris e a fase operária. Mesmo assim, me emocionei.

O Abaporu (a obra que inspirou o antropofagismo) está na Argentina e não sei se exposição permanente em Buenos Aires. Minha mãe, que não é tão apreciadora assim de Tarsila, teve a oportunidade de conhecê-lo. 

Já tentei me insipirar na obra dela para desenvolver alguns trabalhos de Patchwork. Mas preciso me aprimorar mais, porque são curvas e mais curvas, cores e formas.

Linda a homenagem do Google no dia de hoje. Me fez relembrar o tanto que esta mulher me insipira e me inspirou.

Catálogo Digital de TODAS as suas obras aqui
Site Oficial aqui
Palácio Boa Vista aqui




Um comentário:

Piig ♥ disse...

É realmente maravilhoso o trabalho desta mulher! Inspirador