domingo, 11 de setembro de 2011

Here we go: Onde você estava em 11set2001??


Todo ano a mesma coisa. Não fiz esta postagem 10 vezes porque só tive blog a partir de 2004, então já fiz a mesma postagem seis vezes.

Pois é, era uma terça, no dia anterior foi aniversário do meu filho. Domingo foi de festa com a família, segunda de festa na escolinha. E na terça, meio de ressaca de tanta festa, ele dormindo e eu assistindo um programa na BAND sobre chapéus (ô futtilidade), entrou o plantão.

Mudei para Globo (não me critiquem, eu não era tão inteligente como hoje) e vi o segundo avião batendo na segunda torre. Dei um grito! Meu filho acordou (TV no quarto) e tudo parou. Aquele dia não teve, almoço, foi TV o dia todo e uma sensação de que tudo acabaria ali.

Mas passaram-se 10 anos, uma nova torre é construída no local (coisa que eu acho uma pretensão e falta de respeito horrorosas!) e as "comemorações" (comemorar o quê, cara pálida?) começaram. O 11 de set se tornou uma cicatriz na vida dos americanos que tentam fazer uma plástica e tornar tudo menos dolorido. Gosto particularmente do orgulho do Corpo de Bombeiros, que não escondem as feridas,muito pelo contrário. Cada país tem a sua maneira característica de lidar como uma tragédia, vide o exemplo do Japão que lembra há mais de 50 anos, com um luto introspectivo, Hiroshima e Nagasaki. Se fosse no Brasil, hoje teríamos um desfile de escola de samba, um filme de Bruno Barreto estrelado por Wagner Moura e um feriado nacional.

E depois de 10 anos, aquelas promessas todas que o mundo fez, de ser melhor, mais pacífico, mais tolerante, mais humano, foram parar onde? Foram cumpridas? Será que a opressão ainda não cria outros terroristas que não tem mais nada a perder? Eu particularmente acredito que tudo tem uma ação e reação e se algum dia, alguém planejou toda aquela vingança contra o WTC é porque houve a necessidade (dentro do seu entendimento) de tudo aquilo acontecer. Ninguém é santo, ninguém precisa matar para ser ouvido, mas tem gente que acha que esta é a única saída. E precisa apenas UM, que tenha carisma suficiente para convencer OUTROS a fazer.

Então é isso. Marquei a data novamente. E que o mundo melhore nos próximos 10 anos.

5 comentários:

Lu_Russa disse...

Eu nunca vou esquecer.
Estava na estrada, vindo de Floripa para Sampa, por causa do meu aniversário (15 de Setembro) e também para voltar pra Rússia - estava de viagem marcada para 30 de Setembro.

Estava no ônibus, ouvindo rádio pelo walkman. Uma hora todas as rádios ficaram em silêncio.Não tinha música, nada...Depois voltaram e falaram do que tinha acontecido. Fiquei desesperada.

Não via a hora de pararmos num posto na estrada para poder ver na TV o que estava acontecendo realmente. Foi chocante. Todos do ônibus choraram, se emocionaram e meu medo de voltar pra Rússia dia 30 de Setembro ?

Meu aniversário foi um clima horrível. Todos estavam tensos, a espera de uma guerra , uma retaliação,....

Voltei pra Rússia morrendo de medo. Medo de voar, medo de ficar lá e estourar uma guerra...

Assim foi.

:)

Rachel disse...

Eu estava no subúrbio na casa de minha avó, com minha mãe e tia. Vimos o que estava acontecendo pela tv e pra nossa surpresa, vimos ao vivo o segundo colidir. Minha tia insistia que era reprise, mas não tinha como ser e não era. Começou aí o desespero deles e o nosso tb!!! A pergunta básica de onde o mundo vai parar... E talvez ainda tenhamos esta mesma pergunta até hj no ar...

Beth disse...

Eu estava no trabalho, a todo vapor com a equipe que coordenava na época, para o cumprimento de prazos estreitos de entrega do primeiro ciclo de um projeto super importante, estava envolvida totalmente quando o meu filho, na época adolescente com 17 anos, telefonou avisando, assustado, que acabara de saber pela TV sobre o primeiro avião... enquanto ele me contava, assistiu ao choque do segundo avião, foi me falando o que via e eu estarrecida, sem entender nada. Foi muito esquisito, muito duro, um monte de sensações me invadiram na hora...
Depois, o avião que caiu no Pentágono... as notícias todas, o temor... a indigação, a tristeza...
Inesquecível.
Hoje mesmo eu estava pensando, enquanto preparava o almoço e ouvia de longe algo a respeito na televisão (o marido estava assistindo) exatamente o que você mencionou: o que motivou o que houve no WTC? Não precisava, não precisava. Mas, como você, eu imagino que isso foi uma reação. A que ação exatamente, a que conjunto de ações, a que falta de ações? Não sei, exatamente. O fato é que alguém decidiu, persuadiu, planejou, fez.
Uma merda.
Paz, tolerância, solidariedade etc. vivem nos planos, nos sonhos, nas orações. Falta praticar.
Beijos amore, tudo de bom. Hoje e sempre.

Priscila disse...

Oi Val, eu tinha 18 anos e trabalhava no shopping.. sem TV e logo os seguranças vieram nos contar o que tinha acontecido e até o final do expediente era deles que eu tinha as noticias. beijos

disse...

Querida Valerie!

Estou passando prá deixar o endereço do meu novo blog. Lá conto as razões pelas quais estou mudando.
Espero que continue me acompanhando!

Beijos



http://emdiacomigomesma.blogspot.com/